terça-feira, 1 de setembro de 2015

Franchising


A interiorização das franquias está seguindo o exemplo dos Shopping Centers, estão migrando para o interior em busca de um novo mercado. 

Os altos custos de terrenos nas grandes metrópoles, assim como a dificuldade de cumprir exigências legais para abrir um novo negócio, como a existência de estacionamentos próprios, associado à escassez de pontos comercias e a saturação das lojas franqueadas nas capitais, tem acarretado o aumento da expansão das redes de franquias para as cidades do interior. Esse processo já detectado por diversas redes, vem sendo utilizado cada vez com mais frequência, principalmente com o objetivo de evitar a banalização da marca e a concorrência interna entre os próprios franqueados. Para ilustrar, podemos citar Mossoró e Caicó como exemplos no RN, assim como Campina Grande e Patos na PB.
Apesar do mercado de franquias nas cidades do interior está aquecido, alguns cuidados devem ser tomados por parte da franqueadora, assim como pelos futuros franqueados para que minimize desgosto com o negócio.

A realização de estudo prévio com o objetivo de analisar a viabilidade de entrada da franquia, bem como da aceitação da entrada do produto ou serviço nas cidades de menor porte. É importante frisar que nem todo produto ou serviço se adapta em outras regiões, por razão do clima, poder aquisitivo, desenvolvimento social e outros fatores mais. Há necessidade de alguns modelos de franquia se adaptarem à interiorização. Reduzir custos é necessário, muito importante também é estudar a logística que será utilizada, evitando assim escassez de produto ou serviço. Caso não haja um canal de distribuição ideal, o franqueador deverá retardar a sua expansão até o problema ser solucionado.

É importantíssimo a criação de uma equipe interna por parte da franqueadora para atender às demandas dos seus clientes franqueados através de consultoria, seja ela presencial ou virtual. Já o franqueado deve ter as características exigidas pela franqueadora, bem como dedicar-se ao negócio e ser inserido na sociedade local. Apesar da força da marca da rede, qualquer deslize na operação pode trazer péssimos prejuízos ao negócio, sobretudo se for insatisfação no atendimento. Esse cuidado com o padrão da franquia, merece um cuidado redobrado no interior, onde o senso comunitário é bem maior que nos grandes centros.

É importante entender o interior das franquias, interior do negócio e o interior geográfico.

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