domingo, 22 de outubro de 2017

O eterno super homem

Resultado de imagem para super heroi


     Em 1986, ganhei na loteria. Ganhei uma família com grandes heróis, naturalmente a nossa família é exemplo, mas a minha foi diferente, simplesmente porque ela não era a minha família, era o prêmio da loteria que eu tinha acabado de ganhar. Em 1986 também foi um ano trágico, especialmente para o futebol brasileiro, ano que Zico, o grande craque se despedia das Copas do Mundo sem ganhar um título, o que tornara uma tatuagem para toda a sua vida. Que relação eu poderia fazer entre loteria e Copa do Mundo? Não tem relação, mas aí surgiu as minhas grandes paixões: família e futebol. O futebol, pela influência familiar.

     Cresci numa família humilde, de pessoas que vieram do interior para tentar a vida na capital e com eles valores fortes. Tive oportunidade de estudar e de viver. Dois mundos distintos. O mundo teórico e o mundo tácito, mundo esse que não tem cartilha que ensine. Cresci no Machadão, cresci vivendo o América de Natal e vivi na comunidade, no desporto sofrido dos bairros. Eu era a sombra desse herói, até todos falarem que eu era filho dele e assim tínhamos uma relação, de pai para filho, não havia diferença por ser de sangue ou não. Aquele cara justo, que imperava os valores do mundo antigo mas que ouvia e fazia tudo por aquele pequeno amigo e companheiro.

     Uma pessoa que nasceu para servir, afinal de contas é servidor público. A paixão pelo futebol era grande, continuava a viver cada vez mais forte o futebol amador nas comunidades. Em 1997, esse heroi maluco, quis gramar o campo de futebol da sua comunidade e saía no seu carro arrancando mato dos canteiros da cidades e eu ajudando, com 11 anos de idade. A noite, íamos a pé aguar aquele mato, apelidado de grama. Isso me fez perder o medo do escuro e serviu para encarar a escuridão que a vida nos impõe. Sonho realizado, campo gramado e o primeiro torneio, eu estava lá sendo o delegado da partida. Me encorajava e endossava em tudo.

     Eu sabia o quanto ele era apaixonado pelo futebol e eu comecei a ser goleiro, as coisas foram acontecendo, fui jogando, jogando e as coisas continuaram a acontecer. Minha família não acompanhava muito, era predominantemente mulheres, mas eu tinha sempre um expectador, no seu jeito interiorano e discreto de ser. Eu tive um sonho de jogar no América e concretizei, virei a página do futebol e voltei a estudar. A peregrinação na comunidade continua, eu e ele ajudando agora não só ao esporte, mas ajudando as pessoas que precisam, dentro das nossas limitações. Quase ninguém entende, mas é um laço forte.

     Na sexta feira, fiz um pedido a ele que era pouco provável de acontecer, que era trocar a data da sua escolinha de futebol gratuita do sábado para o domingo, para atender a outro projeto especial. Conheci o idealizador do Projeto Goleiro através de um outro amigo, projeto magnífico idealizado pelo seu único filho que partiu prematuramente e o pai levou a diante. Nessa última sexta feira, ficamos conversando, eu, meu herói, o Projeto Goleiro e esse meu amigo. Ele atendeu o pedido e cedeu o campo, no qual cresci lá e saímos todos felizes. Poucas horas depois, o herói forte, aquele que eu achava que nunca sofreria nada, que seria eterno, que tinha acabado de perguntar pela minha filha, que está prestes a nascer estava na UTI.

     Agora, nesse exato momento, está no centro cirúrgico, tendo a sua cabeça aberta para conter um AVC e eu com meu coração partido, pensando em todo o ensinamento que tive, que nenhuma escola do mundo seria capaz de ensinar. Herói, o meu desejo era segurar a sua mão, agradecer através do olhar tudo o que passamos e vivemos juntos e dizer que você vai sair dessa meu amigo. Agora me resta escrever, chorar e rezar.

     É aí que percebemos o conceito de super herói, as vezes eles descansam, se aposentam mas nunca morrem na cabeça e coração dos seus fãs. É isso que sou, seu fã!

     


   

2 comentários:

  1. Muito lindo seu texto parabéns,hoje também está completando um ano que minha mae nus deixou e foi morar com Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas palavras que transparecem o respeito e sentimento que você tem por ele, nosso pai! Nosso sim pois ele sempre enxergou você como um filho. Em breve ele estará aqui contando mais essa experiência da vida dele.

    ResponderExcluir